“Site baseado em temas”. Ter ou não ter?

2 de junho de 2017 Artigos
Image

Publicar um site na internet não é um bicho de sete cabeças, mas é necessário tomar muito cuidado para não menosprezar a quantidade de trabalho envolvido e acabar tendo um site que está sempre “em construção”.

Sabemos que um site é fundamental para qualquer empresa, negócio ou profissional que deseja ser encontrado mais facilmente na internet, mas o que a maioria das pessoas não sabe é como funciona a criação de um site.

Uma vez que o site está pronto, atualizá-lo é bem simples (ao menos deve ser) e não é necessário ter nenhum conhecimento avançado para publicar novos conteúdos, no entanto, o desenvolvimento de um site personalizado pode ser bastante complicado.

Existem diversos serviços de gerenciamento de conteúdo na internet. O mais famoso entre eles é o WordPress.org, que oferece ferramentas muito poderosas para gestão de conteúdo, porém, essas ferramentas são bastante generalistas, oferecendo assim uma série de funcionalidades que não se aplicam à maioria dos projetos. Além disso, a complexidade do desenvolvimento de um site que utilize essas plataformas faz com que, mesmo projetos mais simples, tenham investimentos consideravelmente elevados de tempo e dinheiro. Somado a isso, esses recursos avançados sofrem constantes atualizações que exigem conhecimentos avançados de programação, gerando custos recorrentes de manutenção e atualização.

Existem também soluções que oferecem a possibilidade de ter um site no estilo “faça você mesmo”, através dos construtores de site, mas que na maioria das vezes resultam em sites esteticamente questionáveis ou incompatíveis com grande parte dos dispositivos móveis e tecnologias mais recentes de desenvolvimento, podendo ainda exibir propagandas nas páginas internas (em planos gratuitos). Um dos principais motivos para isso é que nem sempre os usuários possuem conhecimentos de design e experiência de usuário para o desenvolvimento de um site.

Há ainda uma terceira opção oferecida por diversas empresas, os sites baseados em temas. Através de uma ferramenta própria de gerenciamento de conteúdo, as empresas prestadoras deste serviço assumem a responsabilidade pelo funcionamento e atualização da plataforma, desenvolvendo soluções sob medida para o seu nicho de clientes, com inúmeros designs (temas) e funcionalidades pensadas para as necessidades desse nicho, e que podem ser publicadas em uma fração do tempo necessário para implementar um projeto similar em sistemas mais generalistas, além de exigir um investimento financeiro bem inferior.

Das três alternativas apresentadas, a mais indicada para o seu negócio depende de uma série de fatores. Para portais de conteúdo que precisam lidar com um grande fluxo de informações e publicações diárias de conteúdos multimídia, investir no desenvolvimento e manutenção de um sistema de gerenciamento de conteúdo como o WordPress pode ser a solução indicada.

Para projetos simples, considerando que você possua algum conhecimento de design e experiência de usuários, além de tempo sobrando, ferramentas do tipo “faça você mesmo” pode ser a solução indicada para atingir seu público, compartilhar suas histórias e expor suas opiniões e criatividade na internet.

Empresas e profissionais que precisam de uma solução ágil e efetiva de desenvolvimento, que não possuem tempo para se dedicar a manutenção e desenvolvimento de um site, certamente encontrará nos “sites baseados em temas” a solução ideal.

Conheça o Zenpages da Nimbus e descubra como criar a presença online para o seu negócio através de um site incrível.

Tá esperando o que?

Vamos criar algo fantástico juntos!

contratar

Ideias e opiniões do nosso time

Sobre software, design, mobilidade e muito mais.

Image

“Site baseado em temas”. Ter ou não ter?

Leia mais

Quer falar com a gente?

contato@nimbus42.com.br
+55 77 3451-5778

Nosso escritório está aberto das 9:00 — 18:00.